Blogs de Portugal

SE NÃO EXISTISSES QUE FALTA FARIAS?



A vida é muito curta para ser pequena. Se a vida é curta já por si só, não sejamos nós a torná-la pequena.
E quando é que apequenamos a vida? Com uma vida superficial, banal, fútil.


Se não existisses, que falta farias?

Fazemos falta quando não somos esquecidos. Morrer é ser esquecido.
Para fazer falta na vida, tens de ser importante. Mas ser importante não é ser famoso. Há muita gente importante e não é famosa e muitos famosos sem qualquer importância.

A Importância constrói-se na família, na comunidade, nos amigos, no trabalho.

Uma pessoa importante faz falta aos outros.

Importante é uma pessoa que fica nos outros. Importante é alguém que levo para dentro de mim, ou seja, eu importo-a para o meu coração, para os meus afectos.

Assim, no dia em que eu morrer/partir/for eu quero ficar. E só tem uma maneira de ficar.
Ficar no coração, na recordação das outras pessoas.

A superficialidade da nossa vida consiste no facto de não se saber qual o nosso legado, qual a nossa obra, que obra vamos deixar. De que forma vamos ser recordados.

Eu trabalho no atendimento ao público num serviço público. Mas, o que eu faço não é atendimento. É serviço público. É servir.

À vezes é preciso entender o propósito, saber qual a minha obra. A minha tarefa é atender ao público, mas a minha obra, o meu propósito é construir um melhor serviço público, uma melhor comunidade.

Por isso, independentemente de quem me lidera, quero que o meu propósito seja bem sucedido e, assim, ser importante na vida de alguém, de quem se cruza comigo. Ser recordada, ficar nos corações.

Não é preciso ter ideologia política para se fazer obra ou ser de confiança. Basta ter um propósito.
Por isso, é um perigo ser gente "morna". Muitas pessoas se apequenam na forma como se envolvem nas suas actividades.

QUAL É O TEU PROPÓSITO?
QUANDO MORRERES, O QUE É QUE DEIXAS?
O QUE É QUE FIZESTE PARA HONRAR A TUA EXISTÊNCIA?

Existem pessoas que destroem o ambiente, humilham pessoas, furtam, desviam, fingem. Esse é o reino da mediocridade.
No reino da mediocridade vivem pessoas que não têm uma hora por dia para conversar com os pais, ou brincar com os filhos, olhar as estrelas ou fazer uma oração.
As palavras de um moribundo para o seu médico não são ter mais tempo para mandar em mais pessoas, humilhar mais gente, comprar um carro topo de gama.
No leito de morte, o moribundo anseia para ter mais um dia ou uma hora ou um minuto para abraçar aquele amigo que deixou de falar há mais de 10 anos ou para dizer à mulher que a ama.

Na hora da partida as pessoas falam do que IMPORTA na travessia. E essa travessia faz-se acompanhados.

QUAL O TEU PROPÓSITO DE VIDA?

Não é ser imortal. Mas ser eterno. 
E eu sou eterno na obra/propósito que deixo. 
No meu trabalho, na minha família, nos meus amigos, na minha comunidade.

Sejam eternos!

Gabriela

post inspirado em Mário Sérgio Cortella

1 comentário:

  1. muito bem Gabriela.... o meu lema é tentar ajudar o proximo e acima de tudo praticar o bem , desta forma tenho certeza que serei recordada nos vossos coraçoes <3

    ResponderEliminar

A SÍNDROME DE HUMPTY DUMPTY

    Lembro de em criança ter lido o livro “ Alice do outro lado do Espelho ”, de Lewis Carroll. Uma das personagens que me inquietava ...