Como sabem, tenho uma filha com quase 16 anos. A M.L. frequenta o 10.º ano de escolaridade na área das ciências humanísticas.
A minha filha concluiu o 10.º ano com média de 17 valores. A nota mais baixa foi 14 valores (já estou a babar-me).
...
...
...
(Desculpem, fui buscar uma babete! :) )
Pois é. Assim sendo, hoje de manhã a minha cria ligou-me para me dizer que ia à escola saber se tinha direito a bolsa de mérito ou bolsa de estudo, uma vez que tinha uma média que a permitia candidatar-se à dita bolsa.
Claro que não teve direito! Assim como não tem direito a abono, nem a escalão...
Isto porque eu e o meu marido, como temos os nossos salários devidamente declarados, somos considerados pelo Estado uma família de ricos!
Eu não estou contra a bolsa de mérito para os alunos com escalão. Estou é totalmente contra o facto dos outros alunos, que não têm escalão, mas que têm boas notas, não poderem candidatar-se à bolsa porque o Estado Português presumiu que os pais que ganham mais do que o SMN já são ricos o suficiente para dispensar bolsas.
Eu não falo só pelo dinheiro em si. Falo pela discriminação. De um lado e do outro. Ou seja: "é pobrezinho, mas inteligente, coitadinho" e "os teus pais são funcionários públicos e ganham
Pobre também é
Eu não sou contra o Estado Social, mas há limites para o assistencialismo.
Rico ou pobre (sendo que esta nomenclatura é sempre muito relativa), se é bom aluno, deve ter direito à bolsa de mérito!
Isto é só um desabafo, pois sei que nada abalará a força de vontade, o esforço e o mérito da minha filha. Ela sabe que, para ter um futuro promissor deve estudar. Esse é o seu trabalho e o que semear hoje, vai colher amanhã.
Eu e o H. estamos sempre presentes na vida da M.L. a incentivar o estudo e o esforço e a premiá-la pelas suas conquistas ao longo da vida.

Enfim amiga, eu para estado tambem sou rica, e como só tenho 1 filha para eles é porque posso dar lhe tudo, e como sou funcionária nao posso fugir a nada, é tudo declaro assim como o marido e com salários de "merda", não tenho direito a abono de familia, nem a escalão é triste , e agora que a filha vai para o 7 ano só para os livros são á volta de 250 euros...... se não tiver o que vou fazer...... enfim .... é triste muito triste amiga, aqui em Portugal devia ser como na França, não nos preocupar com isso, visto o que eles já descontam, o estado é quem dá os livros e materiais os pais não precisam de desembolsar dinheiro, um super beijo querida
ResponderEliminar